Changes for page Família Fonseca

Last modified by Leonardo Fonseca on 08/11/2023

<
From version < 5.7 >
edited by Leonardo Fonseca
on 14/11/2019
To version < 6.1 >
edited by Leonardo Fonseca
on 18/11/2019
>
Change comment: There is no comment for this version

Summary

Details

Page properties
Content
... ... @@ -5,11 +5,8 @@
5 5  = Fonseca - Uma família e uma história =
6 6  
7 7  No livro “Fonseca - Uma família e uma história” - de Walter Fonseca - edição de 1982 - Editora Obelisco - SP: diz\; “ Todavia as origens mais remotas dos FONSECAS retroagem no tempo até o século II a.C., quando Portugal e Espanha foram conquistados pelos romanos. O nome FONSECA é tão antigo quanto o antiqüíssimo velho Portugal.”
8 -Apesar de muito popular em Portugal o nome Fonseca, não se sabe exatamente qual a família que teve primeiro o direito de usá-lo.
9 -JOUBIN afirma que o primeiro a adotar o apelido em causa foi MEM GONÇALO DA FONSECA (ou Affonseca), gentil-homem de dom Sancho I de Portugal, no século XIII, que lutou contra os mouros e fundou o Mosteiro de Moncellos.
10 -Genealogistas portugueses entendem que o nome Fonseca provém da linhagem dos de Riba Douro, descendentes de Dom Moninho Viegas - o Gasco, que foi casado com dona Valida Trocosendes, de cujo matrimônio nasceu Dom Garcia Moniz, que foi morto pelos mouros, quando da conquista de Riba Douro.
11 -Dom Garcia Moniz foi pai de Dom Rodrigo Garcia, que teve dois filhos: Dom Garcia Rodrigues, que se chamou FONSECA por ter sido o senhorio desse lugar, e Dom Payo Garcia, casado com dona Dordia Ramires, filha de Dom Ramiro Pinhones, senhor de Távora.
12 -Dom Payo Garcia e sua mulher Dordia Ramires foram pais de dom EGAS GARCIA DA FONSECA, chamado o BUFO, sucessor do senhorio do couto de Leomil e da honra de FONSECA, que ficava junto de São Martinho dos Mouros. Dom Egas Garcia da Fonseca foi casado com dona Maior Paes de Curveira, filha de Dom Payo Pires Romeu. Deste último casal descendem os FONSECAS, os COUTINHOS e outras famílias.
8 +\\Apesar de muito popular em Portugal o nome Fonseca, não se sabe exatamente qual a família que teve primeiro o direito de usá-lo. JOUBIN afirma que o primeiro a adotar o apelido em causa foi MEM GONÇALO DA FONSECA (ou Affonseca), gentil-homem de dom Sancho I de Portugal, no século XIII, que lutou contra os mouros e fundou o Mosteiro de Moncellos. Genealogistas portugueses entendem que o nome Fonseca provém da linhagem dos de Riba Douro, descendentes de Dom Moninho Viegas - o Gasco, que foi casado com dona Valida Trocosendes, de cujo matrimônio nasceu Dom Garcia Moniz, que foi morto pelos mouros, quando da conquista de Riba Douro.
9 +Dom Garcia Moniz foi pai de Dom Rodrigo Garcia, que teve dois filhos: Dom Garcia Rodrigues, que se chamou FONSECA por ter sido o senhorio desse lugar, e Dom Payo Garcia, casado com dona Dordia Ramires, filha de Dom Ramiro Pinhones, senhor de Távora. Dom Payo Garcia e sua mulher Dordia Ramires foram pais de dom EGAS GARCIA DA FONSECA, chamado o BUFO, sucessor do senhorio do couto de Leomil e da honra de FONSECA, que ficava junto de São Martinho dos Mouros. Dom Egas Garcia da Fonseca foi casado com dona Maior Paes de Curveira, filha de Dom Payo Pires Romeu. Deste último casal descendem os FONSECAS, os COUTINHOS e outras famílias.
13 13  Dom Garcia Rodrigues e seu irmão Dom Payo Garcia foram senhores do lugar denominado FONSECA, que tomaram aos mouros e também senhoriaram o couto de Leomil, havido por doação do Conde Dom Henrique, no século XII, ao correr o ano de 1102.
14 14  Por sua vez os genealogistas espanhóis consideram que a origem da família provém de Mem Gonçalves da Fonseca, que foi senhor de Quintana de La Fonseca, junto ao Rio Minho, nos idos de 1081.
15 15  Parece mais aceitável esta genealogia, mas também oferece muitas causas de dúvida, especialmente nas primeiras gerações em que os patronímicos não correspondem ao nome dos pais. O ramo mais velho da família manteve-se em Portugal, mas os genealogistas não são suficientemente explícitos sobre a forma por que ele chegou até Pedro Rodrigues da Fonseca. O nome FONSECA estendeu-se além de Portugal e Espanha, tomando a forma de FONSÈQUE na França e de Fonseca  ou FONSECHA na Itália.